Fobias

Sabia que...


As fobias afectam todas as idades, todos os estratos sociais, estilos, países e culturas. O instituto americano de psiquiatria para a pesquisa e educação relatou que, 7,8% dos adultos americanos tinham fobias apresentando-se esta como a doença psiquiátrica mais comum nas mulheres de todas as idades e a segunda doença mais comum entre os homens com idade superior a 25 anos.


Uma em cada quatro pessoas sente fobias!


Factores das fobias




Factores que podem estar na causa do aparecimento de Fobias:


·         Experiências negativas com um objecto ou situação do passado

Tomemos por exemplo, uma pessoa que tenha sido atacada brutalmente por um cão quando era pequeno, no futuro essa pessoa terá uma maior probabilidade de vir a sofrer de uma fobia relacionada com os animais.

·         Aprendizagem social

Por exemplo, se um amigo nos conta uma experiência desagradável com um avião ou se ficamos cheios de medo ao ouvir notícias acerca de acidentes aéreos, estas duas situações podem nos levar a ter medo deste meio de transporte.

·         Influência familiar

Por vezes, os pais transmitem através do relato das suas experiências, os seus medos aos filhos. Por exemplo, se tiverem medo de injecções é muito possível que ao levarem o filho ao médico, ele desate a chorar, embora eles lhe digam que não é nada. Num ambiente familiar onde ensinam as pessoas a ter medo de tudo e a não enfrentar as situações, é provável que estas venham a desenvolver uma fobia relativa a algo.

·         Processo de generalização

A partir de um medo específico a pessoa começa a generalizá-lo a todas as situações relacionadas com esse medo. Por exemplo, uma pessoa que tem medo do pêlo de rato, pode ter medo do pêlo de todos os animais que apresentam uma pelagem semelhante, como os coelhos.